quinta-feira, 19 de abril de 2012

Garage band, o exemplo de que a tecnologia está à favor da música




                               
A música é talvez a vertente artística mais antiga que existe. Os desenvolvimentos tecnológicos estam  transformando o jeito de tocar dos músicos, possibilitando proezas como realizar um show com a voz ou o som original de alguma estrela ou com a indrotução original de bandas internacionais, mesmo que não estejam fisicamente presente no palco.

É utilizando essas tecnologias como o Pro tools (sistema de gravação de áudio sofisticado) e o iPhone que a Garage band conquista todas as sextas mais um fã, no Old School Rock. Eles tocam no estabelecimento sempre a meia-noite. O grupo também se apresenta neste sábado (21) no Kings Pub, às 22h. E na próxima sexta (27 de abril ), às 20h, estreiam no Mormaço. 
Clique aqui e ouça a Demo da Garage band 

A banda é formada por cinco músicos. Todos experientes. São eles: André Matto (baixista), músico desde 86, produtor musical e professor de áudio/produção, vencedor do primeiro Festival de Música Tv Cultura; Serginho Barbosa (guitarra), músico há 25 anos, formado em guitarra e violão, já tocou nas bandas Stress e Álibi de Órfeu; Gileno Vaz (vocalista), há 12 anos canta em bandas como Avens (New Metal), que recentemente gravou seu CD autoral em São Paulo e fechou uma mini Tour para a Europa; Freddy Vilhena (tecladista), é formado em piano há 10 anos e toca também na banda oficial de covers do Pink Floyd, chamada Pink Floyd Project e Leandro Peart (baterista e percussionista), já tocou em várias bandas de covers do estado e tem um trabalho com dois CDs autorais gravados com a banda Santo Grail.

A Garage band tem menos de um ano e apenas três meses com a formação atual, mas já possui um número alto de fãs. Ainda nesta semana os músicos Serginho Barbosa e André Mattos finalizaram alguns áudios do grupo. "Nesta segunda (16), finalizamos (finalmente) os áudios do CD demo da Garage band, contendo 14 covers selecionados a dedo. Sendo que o repertório está com quase 40 músicas. Fizemos alguns OverDubs básicos na gravação (covers) e já está pronto. Estes CDs vão começar a ser distribuídos gratuitamente em nossos shows", revela André Mattos.

Saiba mais sobre a Garage band
  André Mattos e Serginho Barbosa  preparando bases de samplers para o show de  hoje  no Old School
O projeto começou em outubro de 2011, quando o grupo começou a tocar todas as sextas no Old School Rock como banda oficial da casa. Depois de um mês o idealizador do Garage, André Mattos, resolveu mudar o nome para Garage band, nome dado a um dos programas que os músicos usam para disparar áudios adicionais nos shows.

Em entrevista ao blog da Senhorita M., Serginho Barbosa e André Mattos afirmaram que o diferencial da Garag band é a forma de executar o repertório. "Nós usamos dois métodos de samplers no palco. Um deles é via iPhone, onde temos um programa sofisticado multi-pista via cabo que sincronizamos com a banda. O outro é maior. 
Chamado Pro Tools, uma Daw de gravação e edição. Este é somente em shows maiores. Grupos como Roupa Nova e Jota Quest usam estes tipos de tecnologias. Também improvisamos muito no palco. Como se faz no Jazz, muitas vezes mudamos a forma da música em pleno show de acordo com a recepção do público. Fazemos também alguém do público subir ao palco e tocar com a a gente", disse André Mattos.

A Garage band faz releituras de bandas e artistas como Rush, Led Zeppelin, Deep Purple, The Doors, Yes, Ozzy, Credeence, Whitesnake, Jimi Hendrix , entre muitos outros. Eles se consideram uma banda de rock progressivo e rock n roll. 

Os projetos dos músicos para este 2012 é gravar um DVD e levar esta nova forma de tocar covers para outras cidades de outros estados. A Garage band já está fechando shows em Macapá, Manaus e São Luís para ainda este semestre. No começo foi um pouco difícil conquistar o público usando o Pro Tools. Como fala André Mattos."O público de bares em Belém não está acostumado com essa tecnologia, bastante difundida nos USA e Europa. 
Então, às vezes, quando disparávamos as músicas com as introduções originais dos covers , o público não sabia de onde vinha o som. E, se erramos, já que o Pro Tools é uma ferramenta fantástica, mas também falha às vezes, temos a humildade de mostrar para o nosso público que tentamos". André Mattos uso o Pro tools desde 1998 é alega ser o primeiro no estado. "Já usei antes em palco em um grande festival de música em 2003", revela.

As vantagens em optar pelo Pro tools, de acordo com os músicos, é usar um tipo de tecnologia que exige disciplina, muito ensaio e conhecimento avançado de áudio. "Tive que viajar para o exterior para aprender bem a usar em estúdio e no palco. Várias outras bandas brasileiras que fazem uso desta tecnologia tem seus técnicos para ajudar no show . A  Garage band infelizmente não tem.  Nós mesmos fazemos o papel de músicos e técnicos. Não deixa de ser divertido, erros acontecem de vez em quando", completa o baixista.

Serviço:
 Agenda da Garage band
Todas as sextas no Old School Rock, às 00h00
Show no Kings Pub no dia 21 de abril (sábado), às 22h
Show no Mormaço dia 27 de abril (sexta feira), às 20h
Contatos para shows: (91) 8372-9534 / 3224-9737
E-mail: andremattos11@globo.com
Link para ouvir a Demo da Garage band:
http://www.mediafire.com/?0vmvvet5coru473


Att, Senhorita Matos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...