segunda-feira, 15 de julho de 2013

CARTA DE PROTESTO DOS ARTISTAS PARAENSES

Boa noite, pedimos a atenção de todos, em nome da democracia e da liberdade de expressão. Nós artistas e produtores culturais paraenses estamos aqui para protestar contra as políticas publicas para a arte e a cultura, que há décadas não nos representa.

Lamentamos profundamente que um bem absolutamente essencial para qualquer sociedade evoluída tenha um tratamento tão equivocado e avesso aos interesses públicos.

Pedimos a compreensão de vocês, que vieram aqui para assistir ao show e aos nossos colegas artistas da música, que nos escutem: os equívocos e desmandos que estamos denunciando agora prejudicam não apenas nós, artistas e produtores, mas a todos os cidadãos, que têm direito a usufruir da produção e da circulação da produção artística.

Acreditem! Vocês não aproveitam plenamente dessas produções, pois as verbas públicas destinadas à arte e a cultura não são, de fato, democratizadas.

Aqueles que ainda não sabem, fiquem sabendo que nós, artistas de teatro; dança, cinema, literatura, artes visuais, fotografia, das riquíssimas manifestações de cultura popular paraense, entendemos que não temos uma política púbica que nos atenda nem nas necessidades mais básicas.

Por tudo isso, realizamos este ato de protesto, e com ele tornamos público nossa revolta: chega!

Chega!!!

Chega de assistir aos órgãos públicos da cultura sendo meros produtores de eventos, desvirtuando suas verdadeiras funções e gastando as exorbitantes verbas públicas, em benefícios de alguns.

Chega de ter como uma opção (e, ainda assim, dificílima) as famigeradas leis de incentivo, que colocam o dinheiro público nas mãos dos departamentos de marketing das empresas, e os artistas achacados. e, pior: aqueles que conseguem o certificado precisam compactuar (todo mundo sabe) com acordos escusos com empresários, que resultam em desvio de dinheiro.

Chega da falta da nossa representatividade nas estâncias deliberativas das políticas públicas.

Estamos  só começando!

Este ato, também tem como objetivo fazer uma convocação de artistas e produtores de todas as linguagens,assim como representantes da sociedade civil, que não estejam satisfeitos, para uma próxima reunião, à ser realizada no dia 11 (quinta-feira), no teatro Cuíra, às 5 da tarde, quando discutiremos nossas próximas ações.

Juntos, somos muito mais fortes e temos consciência que somos atores de um momento histórico, deixando para trás as políticas nefastas para a cultura que temos testemunhado, e olhando para um futuro em que a produção artística paraense seja reconhecida, integralmente, em sua função social e cultural, e possa finalmente contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...